Bandagem e Curativo
Usamos bandagens por várias razões: para proteger as feridas do ambiente, proteger ambiente de feridas, e para desencorajar o animal de estimação a lamber ou irritar uma ferida. Elas podem ser aplicadas como suporte para entorses e para evitar o movimento. A aplicação apropriada é importante.
Limpando a ferida
O processo curativo começa com a limpeza cuidadosa da ferida. Todo o sangue seco, sujeira e os detritos devem ser lavados usando sabão neutro e quantidades abundante de água. Os pelos devem ser cortados para que não fiquem na ferida e, se possível, a área deve ser seca.
O primeiro passo no curativo adequado é certificar-se de que a ferida está limpa.
A Camada de Contato
Após a limpeza da ferida, a camada de contato é a primeira camada aplicada. É ideal que essa camada seja:
- Estéril e inerte.
- Permaneça em contato próximo, mas não fique grudada na ferida.
- Seja muito absorvente.
- Esteja livre de partículas ou fibras que possam aderir na ferida.
- Permita que a drenagem passe para a camada seguinte sem deixar molhada.
- Minimizar a dor.
Depois de limpar, coloque a camada de contato sobre a ferida. É desejável aplicar uma pomada de antibiótico sobre a gaze, mas isso não é absolutamente necessário. As alterações frequentes de bandagem são mais importantes.
Após a limpeza da ferida, uma gaze limpa deve ser aplicada sobre a área.
A camada absorvente
Depois que a camada de contato estiver no lugar, aplique a segunda camada (absorvente) para manter o contato confortavelmente, mas não firmemente, sobre a ferida. Esta camada é geralmente um algodão.
Atenção: É importante usar o tamanho adequado. Materiais que são demasiado estreitos geralmente causam um efeito torniquete, especialmente se a ferida causa inchaço.
Se os materiais são grandes, eles são difíceis de aplicar suavemente. Quaisquer rugas ou sulcos podem causar desconforto para o seu animal de estimação. Uma pressão irregular pode causar necrose (morte tecidual) dos tecidos subjacentes.
Comece apenas com uma pequena camada absorvente para manter a camada de contato no lugar. Se a ferida for em uma perna ou na cauda, comece envolvendo dos dedos ou da ponta da cauda para a corpo. Se você começar o curativo no topo da perna ou da cauda, é muito provável restringir o fluxo sanguíneo e causar inchaço, o que pode acarretar danos aos tecidos.
A Camada Externa
Finalmente, aplique a camada externa (terciária), geralmente composta por fita adesiva porosa ou elástica. Comece dos dedos ou da ponta da cauda para o corpo. Esta camada também deve ser suave e confortável. Não puxe as fitas elásticas até seus limites, pois isso interferirá na circulação e resultar em falha de bandagem. A fita deve estar em contato com a pele, nas margens da atadura, fixando a bandagem para que não escorregue.
A camada externa de uma bandagem deve ser aplicada suavemente e confortavelmente, mas não suficientemente apertada para evitar interromper a circulação sanguínea.
Alterações da atadura
Bandagens devem ser verificadas com frequência para quaisquer sinais de tumefação descoloração ou frieza da pele, odor ou saturação do material da bandagem. O curativo deve ser trocado sempre que qualquer um dos itens acima for notado ou a qualquer sinal de incomodo do animal.
Feridas que estão drenando fortemente pode exigir alterações na bandagem a cada 1 ou 2 horas.
Bandagens sobre feridas com pouca ou nenhuma drenagem devem ser trocadas a cada 24 horas.