1 - Instruções gerais para primeiros socorros

Saiba o que fazer: 

 

O que são Primeiros Socorros?

Primeiros socorros é o cuidado imediato dado a um animal de estimação que foi ferido ou de repente está doente.

Os cuidados imediatos incluem:

Levantamento Primário e Ressuscitação

O levantamento primário é a primeira impressão que o prestador  de primeiros socorros tem da situação, e a ação imediata que deverá ser tomada. Por essa razão, um proprietário bem informado será capaz de fazer uma rápida avaliação da cena e ao mesmo tempo, um exame rápido da vítima. Verificando o nível de consciência do animal, situação das vias aéreas, respiração e pulsação e com isso saber o procedimento que deverá ser tomado no naquele momento, inclusive, se for o caso, uma ressuscitação.

Já o levantamento secundário consiste em um exame e avaliação dos olhos, orelhas, nariz, pescoço, tórax, abdômen, costas, extremidades e temperatura retal, além de procedimentos para estabilizar e proteger o animal contra danos adicionais.

Transporte

Muitas emergências exigem ajuda profissional quanto ao transporte do animal, pois são necessários  alguns conhecimentos para  um transporte de forma adequada. Transportar o animal de qualquer maneira em uma situação de emergência pode causar lesões sérias. Por essa razão, conhecer o método de transporte é muito importante.

Kit de primeiros socorros

Suprimentos de emergência  é uma necessidade. A lista a seguir irá ajudá-lo a ter os produtos e equipamentos necessários.

- Álcool 
- Antisséptico 
- Carvão ativado
- Cobertor 
- Colar elizabetano
- Compressas de gaze 
- Envoltório de alimentos plásticos
- Esparadrapo micropore 
- Focinheira de nylon 
- Jornal
- Lanterna pequena 
- Luvas 
- Pacote de gelo
- Pomada  KY
- Pomada antibiótica
- Rolos de atadura/faixa crepe 
- Seringa de 10 ml
- Soro fisiológico 
- Superfície de transporte plana
- Termômetro
- Tesoura pequena (com ponta arredondada de preferência)

Além do Kit de primeiros socorros você também deverá ter:

- O número do telefone do seu veterinário (inclusive para atendimentos fora do horário de expediente);

- Número do centro de controle de toxicologia

Lembre-se: Os números de emergência devem ser mantidos perto do seu telefone para facilitar o acesso. Não se esqueça de atualizá-los sempre que necessário.

Uma grande variedade de problemas surgem que requer  habilidades de primeiros socorros. Decisões e ações variam de acordo com as circunstâncias, incluindo:

- Cena do acidente

- Equipamentos de emergência disponíveis

- Espécies, tamanho, idade, temperamento e condição do animal que necessita de primeiros socorros

- Sua condição emocional

- Outras pessoas emocionalmente estáveis ​​disponíveis para ajudá-lo.

Primeiros socorros começa com uma rápida mas cuidadosa pesquisa da cena. Em seguida, decisões rápidas precisam ser tomadas dependendo das circunstâncias.

- Certifique-se de que a cena do acidente é segura antes de prosseguir. É importante tomar medidas para evitar mais lesões para você ou seu animal de estimação.

- Peça  ajuda aos outros.

- Chame, ou peça a alguém que ligue para o seu veterinário ou o centro veterinário de emergência.

(Mantenha esses números de telefone à mão em todos os momentos!) Descreva o animal, dando uma curta descrição do que aconteceu e o que foi feito. Dê seu nome e número de telefone. Não desligue até que os profissionais lhe tenham dito o que fazer.

Mordaça

Quando der assistência  a um cão que foi ferido, é importante que o prestador  de primeiros socorros tome  medidas para evitar feridas de mordida infligidas pelo animal a ser tratado. Muitos cães, mesmo o  animal de estimação da família, pode morder quando ferido ou amedrontado. Uma focinheira  é uma excelente forma de evitar ser  mordido durante a prestação de primeiros socorros. As focinheiras comerciais são as melhores, pois muitas delas podem ser utilizadas sem interferir com a respiração; O problema é que nem sempre estão disponíveis durante uma crise.

Se uma focinheira  não estiver  disponível, o prestador de primeiros socorros deve improvisar. Para fazer uma focinheira utilize corda, fio ou outro material resistente (como uma gravata ou cinto).

Enrole a corda duas ou três vezes em torno do focinho, tendo cuidado para não enrolar o material também perto da parte macia e carnuda do nariz. A focinheira deve ser aplicada à parte óssea do focinho  para evitar interferir com a respiração. Traga as extremidades para além das orelhas e amarre seguramente atrás da cabeça.                                                                          

 

Atenção: Esse tipo de focinheira não pode ser usada ​​ em cães com dificuldade respiratória, inconsciente, ou que tenham uma lesão na boca. Elas também não são indicadas para raças com  nariz curto (por exemplo um  Buldogue).

Alguns cães feridos podem vomitar. Se o cão parecer ter náusea  ou começar  a vomitar, a focinheira deve ser removida imediatamente.

Levantamento Primário e Ressuscitação

O levantamento primário é muitas vezes focado em três áreas:

Áreas de ênfase:

- Vias aéreas

- Respiração e sangramento

- Cardiovascular ( que inclui função cardíaca e pulso)

Na maioria dos casos, o proprietário do animal de estimação irá administrar uma quantidade mínima de primeiros socorros e, em seguida, transportar o animal para uma instalação veterinária. Ocasionalmente, é necessário continuar  os cuidados com alguns procedimentos adicionais, particularmente se a ajuda veterinária não estiver disponível por algum período de tempo. Neste caso, por favor, leia cuidadosamente as seguintes seções.

Vias aéreas, Respiração e  Sistema Cardiovascular serão abordados nas seções sobre RCP e Choque.

As seções sobre sangramento e bandagem cobrirão informações sobre o controle do sangramento.

Os primeiros socorros para fraturas e lesões são abordados na seção sobre fraturas. Tratamento de primeiros socorros para envenenamento e  casos de asfixia é descrito nas seções de envenenamento e asfixia.

Salvamento seguro

Para administrar primeiros socorros a um animal, pode ser necessário removê-lo de uma estrada.  Só remova o  animal  da estrada após ter certeza de que é seguro primeiro para você e depois para ele. Dirija o tráfego, se necessário. Se o animal quiser  morder por conta da dor ou excitação, cubra o animal (incluindo a cabeça) com um cobertor antes de manuseá-lo. Se houver qualquer evidência de lesão na cabeça, pescoço ou coluna vertebral (como a incapacidade de mover as pernas traseiras), você deve mover o animal para uma superfície plana para o transporte em vez de pegá-lo. Consulte nossa seção de transporte para saber mais.

Lembre-se: Certifique-se de proteger uma cena de acidente antes de tentar um resgate.